sábado, 27 de dezembro de 2008

Ainda debaixo de chuva!


Passado o Natal vem o reveillon e todas as promessas de ano novo que raramente conseguimos cumprir. Neste novo ano, prometo tentar atualizar mais vezes o blog, rsrs!


Por hora é só. Feliz 2009 a todos e muitas felicidades!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pré Natal com dias tristes.

Oi Pessoas! Aqui na Terra de "Ai meu Deus!" as coisas não estão boas. Nosso pré natal, está indo por água abaixo. A cidade tem centenas de pessoas desalojadas. Diz, o povo, que as cheias são comuns por aqui, mas que esse ano promete. Comparam a enchente dessa madrugada à de 1997, onde cerca de 2/3 da área urbana da cidade ficou em maus lençóis.
Aqui em casa está tudo seco e limpo, mas meus vizinhos não! E isso me dói demais. Resta pedir a Deus que as águas baixem e que a chuva se acalme, pra quem sabe termos um Natal de paz.

Ps. Não há meios de se sair do município, logo, estou ilhada até que água baixe.

:(


Essa é a minha rua. Minha casa fica a cerca de 50m daqui.


Esse é o centro da cidade. A Avenida por onde chegamos ou saímos.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Biscoitos de Natal

Essa receita é do site do globo rural e tem origem nas famílias descendentes de Italianos da Serra Gaúcha. Essa fotinha aí de cima tem inspiração no meu labradoido. Tão fofo como esse!

Ingredientes
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres de banha
2 colheres de manteiga
30g de sal amoníaco
1 pitada de sal
Essência de baunilha
Farinha de trigo - até dar o ponto

Preparo

Misture bem todos os ingredientes. Um detalhe: o sal amoníaco deve ser antes dissolvido no suco de laranja. Depois, junte a farinha até que a massa fique firme e desgrude da bacia. Com a ajuda de um copo faça os biscoitos. Para enfeitar, pegue mais um ovo, bata a clara e pincele um dos lados dos biscoitos. Depois, polvilhe confeitos de açúcar. Leve ao forno por 20 minutos e estão prontos os biscoitos do Natal.

Feliz Natal pra todos!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Natal 1.0

Ele é inevitável! Todos os anos ele chega! Para alguns é uma data muito especial e feliz. Para outros é nostálgica e até triste. Levando em conta o verdadeiro sentido do Natal, é uma data que, para mim, é de reflexão. Se bem que, esse momento deve se repetir em todos os dias do ano. O de pensar o propósito de tudo. E se vc for religioso como eu sabe que é bem mais do que pensar na vida. É pensar que alguém um dia morreu por mim e vc. Que esse alguém teve um amor maior que o que podemos querer imaginar. E só o que peço a Deus é que eu tenha ao menos um pouquinho desse amor no coração pra seguir em frente.

Torta ou tateletes de limão.

Ainda do curso do senac, essa receita é bem delongada mas vale a pena, afinal o visual é lindo!
Começa-se com a massa da torta que no curso foi a massa sablée. Uma mousse de limão para recheio e por fim um merengue honesto.
A foto é da Geisa que participou do curso comigo e a receita foi orienatada pela Marina Cianella (a professora do curso)



A massa:

Ingredinetes:
125g de açúcar
250g de trigo
125g de manteiga sem sal (gelada)
1 ovo
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Peneire o trigo na superfície de trabalho (mesa ou tigela grande), corte a manteiga em pedacinho e trabalhe ela com o trigo nas pontas dos dedos até que tudo fique arenoso e não exista mais pedaços de manteiga.
Faça um buraco no centro da mistura e quebre um ovo sobre ele, acrescnte o açúcar e a baunilha.
Misture com as mãos, mas não muito.
Amasse a massa sob a palma das mãos empurrando-a para ela ficar bem homogênea. Forme uma bola com ela e leve a geladeira, embrulhada em PVC, por cerca de 1hora.
Abra a massa com um rolo e forre a forma (ou forminhas).
Asse a massa por uns 5 minutinhos no forno baixo. Antes fure a massa com um gafo várias vezes e leve a massa com um peso ao forno, como feijões para que ela não faça um barrigão no meio.

Ps. Se vc tem as mãos quentes como eu, mergulhe suas mãos na água com gelo por uns instante e trabalhe a massa. Sempre que reaquecer, mergulhe e seque as mãos.

Recheio de limão:
2 latas de leite cndensado
1/2 lata de suco de limão (coado)
Misture bem ou bata no liquidificador e depeje na massa.

Merengue Honesto!
3 claras de ovo
70g de açúcar
raspas de um limão

Numa panelinha leve ao fogo mais baixo possível (até 40° no máximo) a clara de ovo com o açúcar. Com a mão (porque daí vc sente a temperatura) dissolva o açúcar na clara. Não deixe em hipótese alguma a clara cozinhar e ficar branquinha, por isso que usar a mão é legal, vc controla a temperatura da mistura. Vá batendo de leve com a mão e dissolvendo o açúcar.
Feito isso, leve a mistura para a batedeira, bata até ficar em ponto de suspiro.
Ponha o suspiro numa manga de confeitar com o bico que vc quizer e decore a torta. Ou espanhe uniformemente. Para finalizar, se vc tiver um maçarico culinário, doure o merengue e jogue as raspas de limão. Ele vai ficar com a cara desse aí da foto.

Fui!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sim! Eu gosto de viajar!

E não deixo pra depois. Sempre que posso ir em um lugar que eu não conheço, eu vou!
Na semana passada por conta das necessidades do marido fomos a Sampa de novo. Como não conhecia Campos do Jordão, no caminho de volta gritei! Pare aí! E entra aqui por favor! Trinta minutos depois lá estavamos nós. Pena ser um dos lugares mais caros do país para o turismo.
Mas valeu a voltinha na cidade! Nem tenho foto!
Mas em contra partida tenho foto tirada pela amiga Bê da minha megalomania por temperinhos no mercado municipal de Sao Paulo. E também no mercado de Taubaté!
Também por conta das minhas BODAS DE PAPEL (sim! Um aninho de casada! Ieiiii!) pudemos nos dar uns passeiozinhos de agrado.

Eu Xande e Betina comendo salada de frutas no mercadão (depos do pastel de bacalhau e do sanduíche de mortadela, é claro!)
Eu e o maridão, fazendo a leva no lojinha de temperos!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Novidades doces.

Pessoas, meu tempo longe do blog tem justificativa justa, não querendo ser redundante.


A primeira parte se resume aos cuidados com o marido;
Depois pelo fato de eu ter conseguido me inscrever num curso do senac que a tempos eu queria fazer, confeitaria básica;
Nesse meio tempo também fui ao salão do automóvel em Sampa;
Também fiz docinhos pro aniversário da amiga Bê;
E também fiz 1 ano de casada!
Ufa!



No curso do senac aprendi altas coisas que vão aos poucos florir o blog; mas pra começar fica a foto da torta que fizemos lá:




Para o niver da Amiga Bê, fiz alguns docinhos e a receita de um deles vai aí:

Docinho de Maracujá com côco

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
100ml de leite de côco
1 col. de sobremesa de manteiga sem sal
½ xícara de chá de suco de maracujá natural.
½ xícara de chá de côco seco ralado

Leve tudinho ao fogo baixo mexendo até desgrudar bem da panela.Só dá para enrolar no dia seguinte. Eu decorei com flocos de côco.

domingo, 2 de novembro de 2008

Hot dog!

http://www.doobybrain.com

É domingo e a preguiça se faz presente. Vai rolar cachorro quente! Ieh!!!!!!
A receita é do site da Nestlé, www.nestle.com.br/Cozinha/receitas/hot_dog_gratinado.aspx
Ué? :s Receita de cachorro quente! É sim! Uma variada do modo de fazer ajuda né!


Ingredientes:

1 pacote de Variando o Cardápio Molho Branco Maggi (não é propaganda hein!)
8 pães para hot-dog
8 salsichas aferventadas e cortadas ao meio, no sentido do comprimento
100 g de mussarela ralada
manteiga para untar


Modifazê:

Prepare o Molho conforme a embalagem manda e reserve. Unte um refratário grande com manteiga, ajeite os pães cortados ao meio e sobre eles despeje metade do Molho. Por cima arrume as salsichas e cubra-as com o restante do Molho. Espalhe o queijo e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, para gratinar por uns 15 minutos.



Nhami!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O abc das "esquisitices" gastronômicas!

Vamos combinar! Tem cada nome pra cada coisa!!!!!!!!!! Navegando perdida na net achei esse site aqui (http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=14926.0;wap)de curiosidades e entre elas estas preciosidades da cultura do nosso país.

Abará
É a mesma massa do acarajé, porém mais temperada; é embrulhada em folhas de bananeira e cozida no vapor.

Acarajé
Bolinho de pasta de feijão-fradinho e cebolinha ralada, frito no dendê e servido com camarão seco moído e molho de pimenta malagueta. Na Bahia, consome-se cerca de 12 milhões desses bolinhos por mês.

Afogado
Prato típico da festa do Divino Espírito Santo. É feito com acém, toucinho fresco e picado, pele de porco aferventada no sal, cebola, tomate, alho, louro, pimenta-do-reino, colorífico, salsa e cebolinha, sal.

Ambrosia
Creme feito com leite e ovos cozidos. Originário de Minas Gerais, é preparado também em São Paulo.

Angu
Os escravos misturavam uma polenta de fubá com restos de porco (carne, coração, fígado, língua e banha), azeite-de-dendê, quiabo, folhas de nabo e pimentão.

Arroz de capote
Arroz misturado com pedacinhos de carne de galinha d´angola.

Arroz de carreteiro
Arroz feito com carne de charque (carne de gado bovino, salgada e seca). Era o alimento das carreatas que cruzavam o interior do Rio Grande do Sul.

Arroz doce
Tradicional de Portugal, a sobremesa é preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela. Entre as famílias ricas de Portugal, ele era presença obrigatória em dias de festa. Daí a expressão "arroz-de-festa" para aquela pessoa que não falta em nenhum evento.

Arroz-de-hauçá
Arroz branco coberto por carne seca frita no dendê, camarão seco e coentro; provavelmente foi criado pelos escravos africanos da tribo dos hauçás.

Arroz-de-pequi
Iguaria goiana feita com pequi. Essa frutinha amarela, muita rica em proteínas, é conhecida na região como "carne dos pobres" e tem fama de ser afrodisíaca.

Arrumadinho
Especialidade paraibana que leva feijão-verde, carne-seca, tomate, cebola, pimentão, coentro e farinha de mandioca.

Azul-marinho
Ensopado de peixe com banana-nanica bem verde. Antes de amadurecer, a fruta solta "tanino", substância que em contato com a água fica azul escura. O prato faz sucesso no litoral paulista.

Barreado
É feito em panelas de barro, com charque, toucinho e temperos e servido com banana assada, batata, farinha e pirão feito com o caldo.

Barriga de freira
Doce português feito de gemas, criado nos conventos. As freiras engomavam os véus de seus hábitos com claras de ovos e criavam delícias com as gemas que sobravam.

Beijo de mulata
Docinho feito de leite condensado, chocolate em pó, nozes moídas e creme de leite.

Beiju
Prato de origem indígena, é uma panqueca feita de massa de mandioca.

Bobó de camarão
Teve origem na Bahia, mas difundiu-se até o sudeste. É um prato de camarão refogado preparado com massa de mandioca cozida.

Bolinho de chuva
A massa é feita com ovos, açúcar, farinha de trigo, leite e fermento em pó. Algumas receitas incluem banana. O bolinho é frito e depois polvilhado com açúcar e canela.

Bolo de rolo
Um tipo de rocambole, formado por camadas finas de pão-de-ló e recheio de goiabada.

Bolo Luiz Felipe
Os portugueses batizavam receitas especiais com nomes próprios ou de suas famílias. Típico do Ceará, esse bolo leva açúcar, ovos, manteiga, leite de coco, coco ralado, farinha de trigo e queijo de coalho ralado.

Bolo podre
Embora o nome não seja nada animador, é uma das delícias da região Norte. Leva tapioca, coco e leite.

Bolo Souza Leão
Durante muito tempo, a receita foi guardada a 7 chaves pela família pernambucana Sousa Leão. Hoje sabe-se que leva mandioca e coco.

Brigadeiro
Foi criado no Brasil logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando era difícil conseguir leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar. Batizaram o doce homenageando o brigadeiro Eduardo Gomes, político e candidato à Presidência.

Buchada de bode
As vísceras do bode são lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas durante horas no próprio bucho (estômago) do animal. Típico do Rio Grande do Norte.

Caldeirada
Peixe cozido em grande quantidade de água, temperado com cebola, tomate, pimentão e cheiro-verde.

Caldo verde
Sopa portuguesa que foi trazida pela Família Real e se tornou um prato típico do Rio de Janeiro. Leva couve, batata, paio, sal e pimenta-do-reino.

Canjica
Milho amassado e aferventado, com a adição ou não de açúcar e leite.

Carne louca
Sanduíche feito com lagarto fatiado, temperado com tomates, pimentões, cebola, azeitonas, molho inglês, azeite e sal.

Carne-seca
Os cearences começaram a preparar a carne em mantas, conservadas em sal, para resistir a longas viagens sem estragar. Também é chamada de carne-de-sol, carne-de-vento, carne-do-sertão e jabá. No Rio Grande do Sul, é conhecida como charque.

Caruru
Delícia baiana que leva quiabo, camarão e farinha de mandioca, entre outros ingredientes. A palavra vem do tupi-guarani cáa-reru e significa comida de folhas.

Casquinha de siri
Servida numa concha (casquinha), é feita de um refogado de temperos, azeite e carne de siri. Depois de pronto é polvilhado com farinha de rosca.

Chapéu de couro
Doce feito no Piauí com mamão, rapadura e coco ralado.

Churrasco
Carne assada no espeto sobre as brasas ou labaredas. No Sul, o rodízio de churrasco é chamado de "espeto corrido".

Cozido
Criação carioca, é feito com diversos tipos de carne (toucinho, lombo de porco, lingüiça, paio, peito, lombo) e legumes (abóbora, cenoura, cebola, tomate, vagem, batata, mandioca), cozidos juntos na mesma panela.

Cuca
Bolo trazido pelos imigrantes alemães para o Sul do país, tem uma cobertura de farofa feita com manteiga, farinha de trigo e açúcar. Tanto a massa quanto a farofa podem ter vários sabores, como laranja, maçã ou banana.

Cuscuz
Em São Paulo, é preparado com farinhas de milho e de mandioca, ovo cozido, ervilha, tomate e frango ou sardinha. No Nordeste, leva tapioca cozida no vapor e pode ser doce (com coco) ou salgado (servido com manteiga).


A coisa continua pelo alfabeto todo, mas eu paro por aqui! E peço a Deus a chance de conhecer cada um desses pratos, ao vivo, a cores e in loco.

Bjs.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Risotão de Camarão! :)


Antes que o mundo do 3º Bimestre acabe, eu preciso postar aqui!
Tem coisas que ando maquinando para escrever a pelo menos 1 mês.

Esse risoto por exemplo, foi do aniversário do marido, que contrariado por não haver lulas frescas no mercado de peixe de Niterói, deixou-se convencer por belos camarões.

O fato foi, que eu nunca havia cozinhado tantas porções juntas. Tanto que a receita abaixo é para apenas 4 porções e não as 12 que fiz! Mas me enchi de coragem e foi. Lembrei bem do Jamie dizendo que risoto é BEM molhado e não enformadinho como os que vendem em lugares não muito honestos. Uma salada para iniciar e lá vamos nós!

Ingredientes (para 4 porções)

1 colher (sopa) de manteiga;
1/2 xícara (chá) de cebola picada;
1/2 colheres (sopa) de gengibre picado;
400 g de camarões limpos e temperados à gosto;
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1,5 l de caldo de peixe (eu fiz o meu, mas, se for usar cubos, dissolva apenas 2)
sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de manteiga


Modo de fazer

Numa panela baixa e larga (tipo frigideira) aqueça 1 colher de manteiga. Junte a cebola e o gengibre e refogue por uns 2 minutos até que a cebola esteja transparente.
Tenha o caldo de peixe ao fogo alto, quando estiver frevendo abaixe bem o fogo.
Acrescente o arroz e refogue bem, mexendo sempre.
Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
Adicione o caldo de peixe ao risoto aos poucos, mexendo sem parar.
Quando secar, adicione mais caldo aos poucos. Quando o caldo estiver quase no fim acrescente os camarões mexendo com cuidado.
Faça assim até que o grão esteja "al dente".
Nesse ponto o risoto vai estar cremoso.
Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Ele deve ficar BEM molhadinho.
Acrescente o restante da manteiga e misture delicadamente.
Aguarde 1 minutinho com a panela tampada e sirva a seguir.


Nhami!!


Eu gosto de ralar um bom queijo por "riba".
Uns verdinhos também (coentro, por exemplo)!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Você já viu uma dessas?


Minhas mãos não são lá muito boas para plantas! Então, é óbvio, essa aqui não passou por meus dedinhos, eu nem chego por perto que é para não estragar! Mas como é carina! Uma graça!

Essa foto foi feita na casa do amigo Paulo, que tem mãos de artista para plantas! Gracias Paulo! Por essa preciosidade!


Beijocas.

domingo, 21 de setembro de 2008

Ai! A Confeitaria Colombo!

Cada um que já entrou naquela "histórica" confeitaria tem um sabor na mente, guardada a sete chaves, que remete a aquele momento. São tantos os cheiros, as cores e pessoas que me deixam tonta como se estivesse em uma névoa de vapores.
O Rio tem confeitarias que me atraem, como a cavé e colombo por exemplo. São paulo tem, cafeterias que me atraem como a Il barista por exemplo.
Num momento raro fujo ao centro do Rio para visitar uma exposição que se quer chegou (só eu mesmo!) e pra lamentar fomos a Colombro.

Ai Ai! Eu podia ter minha festa de 28 anos ali! :)

Doces tortinhas pra vocês! Bombas de chocolate e croquetes de camarão tá! Tudo de bom!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ando fora do ar...

Pessoas, por motivo de muito trabalho e férias do marido (que merece uma atenção extra) estou um pouco distante... em uma semana estou de volta com fotos e gororobas...

Até lá, deixo aqui a foto do show do Titãs aqui na "terra de ai meu Deus!".

Beijocas.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Por que você merece mais!

Tem certos momentos na vida que tudo dá certo, e a gente leva a vida sem pensar em mais nada. Só porque seu chefe te disse bom dia, seu cliente sorriu pra você ou seu gerente te ofereceu um limite de crédito maior no banco. Daí eu pergunto: é só isso que eu ou você queremos da vida?
Pois é, tem gente que mesmo feliz, ou simplesmente satisfeito joga tudo pro alto e faz o que realmente ama, porque sabe e confia que merece mais! Muito mais!

Confesso que ainda não cheguei no grau de coragem de chutar o balde, talvez por questões financeiras, talvez porque no fundo amo o que faço, mesmo que isso me transtorne.
Hoje vi um post tão lindo,de uma história de vida de uma pessoa que gosto muito! De alguém que era para ser uma profissional e ponto. Mas foi além, porque AMA o que faz!
As fotos abaixo são feitas pela Karen Brantas, e aí estão eu e a Patrícia Figueira (ou Pati!). A fotógrafa mais amiga e guerreira que eu conheço. Transformou o dia do meu casamento em imagens lindas que traduzem com fidelidade a alegria que eu e Alexandre sentimos naquele dia.



Hoje eu tento traduzir aqui o quanto é importante amar o que se faz. E, principalmente, o retorno que tudo isso nos traz. Não só de grana, mas de bem estar, de felicidade!
Desejo isso a todos nós! Desejo que, se não fazemos o que amamos, que seja só um "ainda não fazemos", e que tudo se encaixe. Segue aí o site da Pati e o resultado de sucesso dela e de sua equipe! http://blog.patriciafigueira.com.br/



Que venham muitos sucessos Pati! Felicidades!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Balança vai, balança vem!

Minha balança quebrou, ou não, sei lá, ela deu tíuti! E por aqui na "Terra de Ai Meu Deus!" o cidadão mal sabe o que é uma balança! Logo, não pode consertá-la!
O jeito é adaptar!

Chocolate ou cacau em pó
1 xícara = 90g
1 colher (sopa) = 6 g

Farinha de trigo
1 xícara = 120g
1 colher (sopa) = 7,5g

Açúcar
1 xícara = 180g
1 colher (sopa) = 12g

Manteiga, margarina ou gordura vegetal
1 xícara = 200g
1 colher (sopa) = 15g

Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas)
1 xícara (chá) = 240ml
1 colher (sopa) = 15ml
1 colher (sobremesa) = 10ml
1 colher (chá) = 5 ml
1 copo (americano) = 250ml

Temperatura do forno
Forno muito alto ou quente = 220 graus ou mais
Forno alto ou quente = 200 graus
Forno médio ou moderado = 160 a 180 graus
Forno baixo = 150 graus a 160 graus
Forno bem baixo = 100 a 150 graus

O grande livro de Receitas de Claudia, é mais que um livrão de receitas rsrsrs!

Birita da boa!

Santo Jonny! Sim, ele é o cara das biritas. É um barman dos porretas e dá plantão no Deck Louge em Campos dos "Boitatás". Como eu e a amiga Bê sabemos o que é bom e não trocamos por nada só biritamos lá!

E quando por lá não posso estar, segue uma biritinha fashion daquelas que se faz em casa.


Caipirum de morango


Uma dose de rum;
Duas doses de Leite condensado;
Duas doses de suco de fruta (aqui em casa foid e maçã);
Morangos ao gosto;
Gelo ao gosto.


Bata tudinho bem rapidinho no liquidificador e sirva num copo alto um morango na borda.




A foto que segue é de um drink do Jonny, não me pergunte mais qual!


Bjs.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Hem! Hem! A receita do bolo!

Pessoas, peço desculpas pela falta de tato! Não postei a receita né!
Pois é!
Uma infinidade de trabalho de amontoou sobre mim! :(

Mas, diz a lenda, antes tarde do que nunca!

Segue aí!

BOLO DE CENOURA DA DANI

. 3 ovos
. 2 xícaras de açúcar
. 2 xícaras de trigo (ou 1 e 1/2 de trigo e 1/2 de aveia)
. 1 colher de sopa de fermento
. 1/2 xícara de óleo (pode crer, funciona com 1/2 xícara só)
. 3 cenouras médias descascadas e picadinhas
. 1 pitada de sal

Modo de fazer:
Bater no liquidificador os ovos, cenouras, óleo e sal.
Em uma tigela peneire o açúcar, fermento e trigo.
Misture o batido do liquidificador com os ingredientes da tigela.
Leve para assar em forno médio por uns 30 minutos ou até espetar o palito e ele sair sequinho.

Cobertura:
Existem trocentas receitas! A que eu mais gosto é assim:

5 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de leite

Leve tudo ao fogo e deixe ferver. Cubra o bolo ainda quente e deixe esfriar.
É, é aquela cobertura que cria uma casquinha!

Nhami!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Bolo de cenoura

Ah! O bolo! No forno!
Ah! As minhas corujas vieram espiar!


Olha lá! Olha lá a cobertura!

Deixa eu lamber! Se não é a minha dona que vai engordar!



Vishi que lambança!

Mais tarde a receita eu vou postar!

Um beijo doce!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Ricota com graça!

Vamos e convenhamos, ricota é um treco sem argumento! Não tem gosto mesmo!
Mas quando a ela oferecemos a sorte de se misturar a alguns sabores, fica sempre divino.
Não é a toa que os salgados de ricota com espinafre sempre me saltaram os olhos.
Aqui em casa é raro que a dita cuja entre. Mas, avaliando a massa corporal dos três dignos comensais (até Ice está fora do peso!), troquei o queijo amarelo que derrete e pinga gordura pela sem graça ricota!

Sem ofensas Dona Ricota, mas um temperinho não faz mal a ninguém! Então, se vc também tem problemas com a destemperada ricota, segue a mistureba básica que cria gosto a este ser sem sal.

-Uma peça pequena de ricota;
-Sal e pimenta do reino moída na hora (à gosto);
-1/2 cx. de creme de leite (ou o quanto baste para a textura que vc desejar);
-Cebolinha (à gosto);
- Rúcula (à gosto);
-Tomate seco (à gosto);

Esfarele bem a ricota. Misture o sal, a pimenta, a cebolinha, a rúcula e o tomate bem picadinhos.
Misture bem e ao final misture o creme de leite até atingir a textura que te agradar.
Na verdade, vc escolhe o quer misturar a sua ricota. O que vc mais gosta? Então põe lá! rsrs!

A minha se foi com torradinhas, pães e biscoitinhos.

Fui!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Almondegas versão LIGHT!

Não, não é brincadeira... Essa versão é maisleve mesmo!
Primeiro, porque não precisa ser selada (frita) antes;
Segundo, porque se vc quizer come-la sem molho ela ainda fica divina!

Foi o almoço de hj! Junto com um risoto de "restodontê de legumes" rsrsrs!

Para as almondegas:

500g de carne moída (dê preferência a carnes magras);
1 pãozinho amanhecido
1 ovo
sal e pimenta a gosto.

Tempere a carne com o sal e a pimenta;
Esfarele o pãozinho e misture com a carne;
Agora misture o ovo.
Misture BEM.
Faça bolinhas e ponha sobre uma cesta para cozer em vapor.
Se vc não tiver uma, pode usar um ecorredor de macarrão -de metal-
Daí é por sobre a água fervendo e tampar.
Uns 15 minutos depois as bolinhas vão estar cozidas por inteiro, macias e suculentas.
Rende umas 15 bolotinhas.

Pra quem gosta de um molhinho, feito em casa ou pronto, é só esquentar e por por cima das almondegas, ralar um parmesão fresquinho e gratinar um tiquinho no forno.

Tá pronto!

Não, não tem foto! Não deu tempo.

Inté!

domingo, 27 de julho de 2008

Hoje é o niver da irmã minha!

E que Deus abençõe essa jovem alma! Rsrsrsr
Que me dê um cunhado e lindos sobrinhos. Rsrsrs
Que encha a casa de barulho e saúde, e faça mais feliz ainda essa família!

Beijoca irmã, brincadeiras a parte, MUITAS alegrias, felicidades, dim dim, e saúde!


Carol, Te amo!

A princesa Mariana!










Um post doce da festinha da Mariana, a filhota da amiga Márcia. Acreditem, tudo que vcs verem na foto foram feitos pela prendada mãe e tudo de comer, pelo prendado pai.

E como sou esperta, fui logo roubando as receitas especiais alheias.
Segue o melhor brigadeiro do mundo:

O melhor brigadeiro

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher de manteiga
40g de chocolate em pó

Misture tudinho e leve ao fogo até soltar do fundo.
O creme de leite dá uma textura mais mole, então leve a geladeira por um tempo,
e é mesmo um pouco mais difícil de enrolar. Mais depois de descansada a massa e
devidamente granulada, fica firme e cremoso. Nhami!

Beijocas.



quarta-feira, 2 de julho de 2008

Chame o Chef!

Andei desanimada para escrever, tb pq ando cozinhando poucas gororobas. Perco a manhã toda na Fisioterapia, então... desanimo.
Mas na contra-mão disso comprei e devorei o livro "Chame o Chef!" Os desastres culinários dos maiores nomes da cozinha do Brasil e do Mundo - Edição brasileira por Luciana Fróes.
É o que há de engraçado pra quem gosta de cozinha. Seu frango carbonizado, ou arroz salgado são fichinha perto dos desastres deles! :)

Só pra dar água na boca segue um trechinho:

"O galo fugiu Chef!"
- É o que? Como?
- Fugiu! Está correndo pela Av Nossa Sra de Copacabana!
- Corre atrás dele! Vamos!
- Alezz! Alezz! Pega ele!
- é ele! é ele!
- Pega ladrão!
E um bando de cozinheiro de aventais corre pela Av copacabana atrás do galo!

" Marravilha!!!!!!!"

Um beijo doce como suspiros!

Ps. Saldo de São Paulo:

- Muitas pimentas (rosa, de cheiro, branca, preta e etc);
- Um moedor de pimentas bem prático;
- Muito cogumelo desidratado;
- Curry e temperinhos mais;
- Muitas frutas esquisitas provadas;
- O melhor molho de tomates e manjericão que já provei na vida;
- Que coisa é aquela o Morumbi Shopping?
- Conheci o F'rans Café e o Starbucks;
- Nunca me soltem na FNAC;
- Resisti bravamente comer no Burguer King!
- Adorei voar de avião!!!!!!!!!! :)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ops! Não me esqueci daqui não!

Andei bem caidinha depois da torção no pé e uma baita gripe. Mas saio dessa!

Não me diverti muito nesse tempo todo!
Mas foi até bom pra refletir.
Nesse meio tempo eu fui ao cinema e vi Speed racer! : )
Revi meus amigos!
Me apaixonei zilhares de vezes pela minha cama!
E pelo meu travesseiro!
Fiz as pazes com os seriados da TV!

Bom, tenho novas receitas, mas ainda não testadas!
Vou pra Sampa no próximo fim de semana e então vou trazer várias coisitas MARAVILHOSAS de lá!

Posto assim que voltar!

Kisses!

Ps. É a primeira vez que vou voar de avião! (muito caipira não?)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Amanteigados e casadinhos!

Amanteigados já são ótimos, casadinhos com um docinho é o que há!
Posto as fotos dos biscoitinhos feitos pelo bem prendado vizinho e amigo Mário Sérgio, junto com a filhota dele e da Márcia que é a fofa Mariana.
Mas a receita, essa é segredo de estado! :(
Lamento!
Só posso dizer que é MAGNÍFICA!
Kisses!







terça-feira, 20 de maio de 2008

6 Meses de casamento!

Episódio estranho da minha vida esse!
Tudo acordou muito bem! O silêncio mágico ao acordar, café da manhã na cama (isso é bizarro, pode crêr!), beijinhos, bom dia e tudo mais!
Mas, no meio do dia, havia uma pedra no meio do caminho! Mais precisamente uma calaçada!
Foi tudo muito rápido, automóvel, calçada, tropeção e queda!
Fratura/torção do meu pé esquerdo. E com a queda, um baita edema no joelho direito.
Lá se foi o fim de semana! Quissá, tenha sido praga de aluno! Rsrsrs!
Depois dos atendimentos médios todos, 20 dias de molho! Imobilização e tudo mais!
Lá se vai meu feriado!
Bom, tudo que posso postar é o meu pé, e também meu cão com cara de sem dono! Fica assim o dia todo, parece que entende! Ao menos vou poder ver todos os programas de TV que eu quizer... até encher o saco!





Beijos!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Creme de abóbora


Essa receita só me faz lembrar do tempo que a "avó de eu" cozinhava. Ela hj em dia está mais pra comensal (e das bem exigentes tá!).
Foi ela que me ensinou a gostar de creme de abóbora, que feito por ela levava apenas a casca da abóbora e não a poupa. E ainda assim era um manjar! A "avó de eu" sempre cozinhou com as coisas mais simples que há na terra, temperos do quintal, alho e cebola, mas sempre soube extrai daquilo um sabor inigualável.
Sabores que não consigo esquecer e nem repetir: feijão, carne assada, purê de batatas, galinha ensopada. Ahh! Se eu pudesse voltar no tempo com a idade de hoje e aprender tim-tim por tim-tim aquele jeito de fazer as coisas.

Mas vamos a receita, adaptada, da "avó de eu" para um creme de abóbora - agora com a abóbora.

Creme de Abóbora

- uma abóbora vem madura e "vermelhinha", cortada, sem sementes e se quizer descascada (ou com a casca tb, mas daí, não se esqueça de lavar bem a casca);
- um pedacinho de gengibre ralado;
- uma cebola bem picadinha;
- dois dentes de alho;
- uma colher de manteiga;
- uma lata de creme de leite;
- água que baste para o cozimento;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto;
- croutons ou torradinhas;
- queijo parmesão ralado ou minas em cubinhos.

Ponha a água para ferver em uma panela grande (depende do tamanho da abóbora), com o gengibre ralado. Ao ferver acrescente a abóbora cortada em pedaços. Tempere com sal a gosto.
Depois de cozida (bem macia), bata a abóbora no liquidificador com um pouquinho da água do cozimento para ajudar e reserve.
Em outra panela, refogue a cebola e o alho com a manteiga. Despeje o que foi batido no liquidificador e acerte o sal e pimenta. Deixe ferver e encorpar como um creme.
Quando estiver da textura desejada apague o fogo e despeje o creme de leite.
Sirva bem quentinho acrescentando o queijo de sua preferencia na porção e com croutons ou torradinhas.

Ps. "Avó de eu" não usava gengibre (não tinha dessas coisas lá em casa). Ela batia só a casca ou a abóbora com a casca, como eu! Ela tb botava muito alho! E claro não tinha queijinho nem croutons, e era ma-ra-vi-lho-so do mesmo jeito!

Obrigada meu Deus por ter a minha "avó de eu" sempre comigo!

Beijocas.
Fui!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Um pouco de mim de uma forma diferente...

Essas coisinhas sempre rolam na net. E me causou espanto a vontade de preencher esse aqui e descobrir um pouco de mim mesmo! Como diz o Tim Maia " Vale tudo!".


Se eu fosse um mês seria... Junho
Se eu fosse um dia da semana seria... Sábado
Se eu fosse um número seria... dois
Se eu fosse um planeta seria... a Terra
Se eu fosse uma direção seria... Sudeste
Se eu fosse um móvel seria... Uma poltrona macia, nah, acho que eu seria uma estante de livros.
Se eu fosse um líquido seria... Coca cola
Se eu fosse um pecado seria... Gula
Se eu fosse uma pedra seria... Água marinha
Se eu fosse um metal seria... Ouro branco
Se eu fosse uma árvore seria... Qualquer uma BEM grande

Se eu fosse uma fruta seria... Damasco
Se eu fosse uma flor seria... Uma flor do campo
Se eu fosse um clima seria... Outonal
Se eu fosse um instrumento musical seria... Um violão
Se eu fosse um elemento seria... Terra
Se eu fosse uma cor seria... Branco
Se eu fosse um animal seria... Uma preguiça
Se eu fosse um som seria... O de uma corredeira de águas
Se eu fosse uma letra de música seria... "Monte Castelo"
Se eu fosse uma canção seria... "Como uma onda no mar"
Se eu fosse um estilo de musica seria... Um rock
Se eu fosse um perfume seria... Jadore de Dior
Se eu fosse um sentimento seria... Amor

Se eu fosse um livro seria… O pequeno príncipe
Se eu fosse uma comida seria… Uma massa
Se eu fosse um lugar seria ... Um jardim
Se eu fosse um gosto seria... Agridoce
Se eu fosse um cheiro seria… O de chocolate
Se eu fosse uma palavra seria… Apredizado
Se eu fosse um verbo seria… Amar
Se eu fosse um objeto seria…. Um livro
Se eu fosse uma roupa seria… Um pijama
Se eu fosse uma parte do corpo seria… As mãos
Se eu fosse uma expressão seria… Ahn?
Se eu fosse um desenho animado seria… A mansão Foster
Se eu fosse um film
e seria… O jardim secreto
Se eu fosse uma forma seria… Quadrado
Se eu fosse uma estação seria… O inverno
Se eu fosse uma frase seria…
"Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."


E vc o que seria?

Bjs

quarta-feira, 7 de maio de 2008

E agora que a maré passou...

...podemos pensar em como mudar?

Yes! Nós queremos mudanças! (Incluindo as de endereço!)

Sério! Essa cidade é fofa! Mas cansa! Litros e litros de coca-cola me ajudaram a chegar a essa conclusão! Primeiro pelo fato de muito andar para poder comprá-las e segundo pelo nível de cafeína no sangue! São 7 horas de viagem até um indivíduo de minha família, 4h até amigos que não sejam a Márcia e o Sérgio (Que Deus os abençõe por me aturar!), 2h até o cinema mais próximo, 20 minutos a pé até ao mercadinho que aceita meu visa vale.

Falando em vale, vale ainda o fato de que preciso mudar de profissão e para isso voltar a estudar. Me inscrevi em dois cursos a distância (porque será?) do Sebrae... começo dia 12! Estou bastante empolgada com isso! Mas o que farei depois disso, por enquanto, é segredo de estado!

Xande se animou, depois de 5 semanas trabalhando na serra, a uma mudança mais próxima da nossa família e que nos dê maiores possibilidades de crescimento profissional... então lá vamos nós de novo! Pelo menos nos planos!

Nesse período (5 semanas) comi tanta besteira que pouco escrevi aqui. Engordei tudo que emagreci, e a dieta recomeçou hoje. O friozinho tá chegando e em consequencia, hoje a noite tem sopa aqui em casa! Posto fotos e receitas em breve!

Mas vou postar hoje uma foto no Museu imperial de Petropolis visitados a pouco tempo em companhia da minha irmã e mãedrasta! Petrópolis é uma perdição gastronomica!

Kisses! E lá vem a foto!

Carol e Márcia num fim de tarde de outono. Museu Imperial de Petrópolis!

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cozinha preguiçosa!

Nos dias de penúria gastronômica, sem forças pra cozinhar vem aquela fome e pronto, lá vem pizza congelada e etc e talz... mas como meu organismo não é de ferro, há dias que me proponho ao sabor do prato fresco! :)

Não foi tão fresco assim, mas nada melhor pra acompanhar a geléia de amora esquecida na geladeira..

Panquecas!

Receita da Tatu do MIXIRICA



Ingredientes:

185g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

¼ de colher de chá de sal

2 colheres de sopa de açúcar

2 gemas

2 claras em neve

240ml de leite

1 colher de sopa de manteiga derretida

1 colher de chá de essência de baunilha


Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar em uma tigela grande. Junte as gemas, o leite, a manteiga e a baunilha em uma tigela pequena e despeje sobre os ingredientes secos. Junte as claras em neve delicadamente, mas certifique-se que fiquem bem misturadas. Coloque colheradas da massa numa frigideira anti-aderente (em fogo baixo). A panqueca não deve ser muito fina, e sim “gordinha”. Vire quando estiver dourada de um lado. Doure o outro lado também. Sirva com manteiga, geléia, mel, etc. Rende aproximadamente 10 panquecas médias


E falando em fresco, me lembrei dos dias de lua de mel. Um tempinho fresco e descompromissado com tudo (exceto do meu marido é claro!)

Segue uma fotinha romântica!

domingo, 13 de abril de 2008

Porque eu gosto do OUTONO!

A gente quase não fala dele, quanto mais aqui na terra de "Ai meu Deus!"... É meio que sempre verão, ou sempre inverno - acho que em todo país. Quando criança me ensinaram, que era a estação das folhas que caem, mentira mesmo, deslavada, aqui as cores ficam mais vivas e as folhas mais serelepes. Quando faz sol, é quente - muito quente - e quando chove, é chato - muito chato!

Chuva sensibiliza, cutuca a gente por dentro, parece que sobra tempo pra pensar no que não se pensa. Não repare não, se eu não estiver sendo bem clara, mas pensa aí, pensa! O que tu sente quando chove aquela chuva fria, lenta, garoenta, que te encoraja apenas a se enrolar num cobertor - daqueles de linha de algodão, de quando eu era pequena, quentinho, quietinha.

Ainda bem que não chove pra sempre, e que ah - aqui na terra de "Ai meu Deus!" a chuva vem que vem e vai que vai...

Então, vem que vem esse poema de quem sabe o que diz...

CIDADEZINHA QUALQUER
(Pensem na minha terra, a terra de "Ai meu Deus!" hehehe!)

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

Carlos Drummond de Andrade


Um beijo gostoso pros que eu gosto muito!

Petit Gâteau

Vishi, que finalmente tive uma vontade louca daquelas de fazer algo muito. muito gostoso. Graças é claro, a presença de amigos comensais maravilhosos (Obrigada pela visita de vcs!)

Xande Rodrigues atacou com filés de frango, boi e linguiça e porco, todos feitos no George Foreman. Desenrolei então um risoto de frango com legumes. E pra por fim a bagunça o Petit Gâteau de sobremesa com sorvete de creme. Nhami!

Segue então a receitinha de origem Olivier Anquier, mas modificada para o paladar da família.

Ingredientes:
2 ovos
2 gemas
1/4 xícara de açúcar
2 colheres de trigo
2 colheres de manteiga
200g de chocolate meio amargo
1 colher de café de essência de amêndoas

Para começar pique e derreta o chocolate, em banho maria com cuidado, ou no microondas usando 50% de potencia por 2 minutos, parando pra mexer a cada minuto. Reserve.
Bata os ovos e gemas com o açúcar, manteiga e essência.
Misture o chocolate derretido e acrescente a farinha de trigo peneirada, sempre aos poucos e mexendo bem.

Separe em formas (untadas e enfarinhadas) de porções individuais (pode ser aquelas de empadas grandes). Se vc tiver forminhas de silicone pode usa-las, se elas forem das boas - não precisa untar.
Essa receita dá cerca de 5 -6 porções dependendo da forminha.
Leve a geladeira por 2 horas (se não der tempo tudo bem, fica legal tb, mesmo que não vá a geladeira! É a pressa!)
Aqueça o forno e leve as forminhas para assar por cerca de 5 a 8 minutos dependendo do seu forno. Quando criar uma casquinha fininha por cima já está pronto.
Desenforme no prato e acrescente o sorvete, uma caldinha de chocolate é bem vinda!

Nhami!

Não sobrou nenhum dos que fiz para fotografar! Pena! É sempre bom ter amigos para comê-los rsrsrs!

Bjs. Fui!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Um dia no paraíso!


Hei! Não mostrei essa foto a ninguém ainda ahn! É da Lua de mel!

Diga, dá vontade de largar tudo e passar um tempo ali! Não?


Fui! Pena que não é pra lá!

Beijotas!

O que dizer...

O que dizer para vc mesmo, quando precisa de uma palavra forte?
E quanto aos outros, tantos outros, amigos, colegas, desconhecidos conhecidos que cruzam seus dias e precisam ouvir mesmo que não queriram uma palavra verdadeira, daquelas olhando dentro dos olhos e chegando perto do coração alheio como uma faca apontada pro peito.
Sério, não é uma boa coisa de se fazer nem a si, quanto mais aos outros.

No momento preciso fazer isso por mim. Então, me ajudem vai!

Eu preciso sair da estagnação atormentante que me aflige!
Me sinto absolutamente INÚTIL! Se é que essa palavra basta!
Bom, o outro lado de mim diria... Não! Vc não é uma inútil! Vc é uma professora decente, que cumpre suas horas aulas, seus planejamento e quer bem aos seus alunos.

Meu outro lado grita! Louca!!!!!!!!!! Tresloucada! É ser uma professora decente não conseguir fazer com que seus alunos não se interessem por nada!?

E bom e aí o lado racional salta! - É bem pior! Vc consegue raciocinar que sua vida anda girando em torno de 12 aulas semanais e 12 séries de TV!???????????
- Bom, não posso negar! Sei bastante sobre os episódios de House, das loucuras de Smallville, das estúpidas Gilmore Girls e dos mistérios de CSI (inclusive NY e MBeach).

Louca eu? Não, surtada!
Mas melhor pra fora do que pra dentro!

E por favor não reparem, vou xingar os meus alunos: FODAM-SE VCS!
E agora as série de TV: Seus idiotas fracassados, não conseguem mais me entreter!

Rsrsrsrs!

Me sinto bem melhor agora!
Desculpe amigos, mas isso é um diário ou não é?
*Rindo de mim mesma...
Agora posso dormir!

Beijos.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Brigadeiro, brigadeirão...


Benhê! Nos tempo de livre comilança ele reinava na minha vida... Era o doce predileto e mais pedido das reuniões de trabalho ou de casa. Por incrível que pareça, conforme fui arredondando a silueta, tb descobri, que perdi a mão pra fazer o brigadeirão. Nunca mais consegui fazê-lo como fazia. Mas seguindo a lógica, não era pra ser assim não é?

Pra quem não tem neurose, segue a receita (quase que furtada e de família hein!) da minha mãedrasta que foi quem me ensinou a fazer.


Ingredientes:

2 latas de leite condensado

6 gemas (peneiradas com cuidado!)

250g de chocolate em pó

1 medida de leite (a mesma da lata do leite condensado)


Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por uns 5 minutos.

Unte com manteiga uma forma de furo.

"Salpique" açúcar na forma já untada.

Despeje a mistura, cubra com papel alumínio e leve ao banho maria no forno.

Deixe por uma hora e depois descubra a forma.

Deixe por mais uns 30 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar e ponha na geladeira por pelo menos 4 horas.

Desenforme (quando bem feito ele solta com facilidade) e cubra com granulado ou uma calda de sua preferência!


That's it!

Tchau! Benhê!

terça-feira, 25 de março de 2008

Se vc gosta de esquecer de tudo....

Se vc gosta de esquecer de tudo.... e curtir um programa cabeça... Lá vai!

Centro histórico do Rio, sábado, nada pra fazer.... É certo que se divirta no CCBB.

Que pra quem AMA cultura, arte e comida, é perfeito!

Lá vem a foto do sábado com irmã e mãedrasta... No dia do "niver" de 200 anos da chegada da família real ao RJ.

Ps. O mauricinho que apresenta o "jornal hoje" é magrelo, branquelo e feio.


Ps2. Se vc é de Nit pegue a barca, é uma daquelas bem lentinhas (lerdas) das antigas, mas que deixa vc apreciar a paisagem...


Ps3. Não deixe de tomas café no CCBB, ou de comer frango frito no largo da carioca!


Ps4. Se prepare com $$ extra para entrar na livraria do paço ou mesmo na do CCBB, é divino!


Ps5. Vou parar de escrever Ps, ok!


Pra quem não reconheceu, isso é a "abóboda" -nos termos arcaicos- do CCBB. E isso que lhe incomoda a visão é o imenso mobile pedurada nela!
Fui!

Que saudades que dá...

Vishi, que hj amanheci com uma "gripe" terrível. Minhas "ites" acordaram com o pé esquerdo e o direito tb! Mas tudo isso me fez parar um pouco em casa, o que foi ótimo. Matei as saudades dos blogs que amo, como o da mixirica, Pat fig, Rafa, e tb da Cris - o que bota a mulherada pra quebrar!
Que saudades do período de organizar casamento, de falar com todos e resolver tudo ao mesmo tempo! Foi tudo muito bom.
Que saudades do marido que por ventura vai trabalhar mais do que deveria ns próximas 5 semanas...
Que saudades da páscoa da infância, com um pequeno ovo de chocolate que tinha todo um significado...
Saudades dos amigos que estão longe...
Saudade de quando dar aulas era divertido...
Vishi, saudades!
Kisses!


Ps. Não abandonei a cozinha. Tirei férias!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Boas estórias!

Hei sim! Essa sou eu! E meu marido! Essa foto é daquelas boas de ver sempre! Traduz o quanto se é feliz!
Bjs.

Vem chegando a páscoa e a sabotagem da dieta!

Parece divertido, coelhinhos trazendo ovos de chocolate. Desde que os da minha era e de muitas anteriores nasceram sempre foi assim! Mas bem vcs sabem essa cultura não é nossa, por mais deliciosa que ela seja! O doce coelhinho é símbolo de fertilidade e sorte, mas se assim não fosse, quem traria o chocolate???

Bom, não faz mal lembrar o que de fato é a pascoa! A ressurreição de cristo! Símbolo dos cristãos, que creêm que ele morreu e ressurgiu salvando-nos. É o filho de Deus, que levou sobre ele todas as nossas marcas e falhas!

Você morreria por alguém? Talvez alguém que ame muito! Mas morreria por alguém que te fez mal? Bom, então é isso que está em questão. Se formos cristãos, acreditamos que existiu um homem capaz de morrer por todos, inclusive por queles que o açoitaram! Isso é amor não? Não precisamos mais morrer por ninguém, mas podemos seguir o exemplo de ao menos amarmos uns aos outros, seja o outro alguém que nos quer bem ou não!


Bem, que seja doce então, sua vida e sua páscoa!


Se quizeres fazer um bombom ou ovos de chocolate lá vai o jeito:


Ingredientes:

Formas próprias para bombons ou ovos;
Chocolate ao leite
Chocolate Meio amargo



Para fazer a casquinha do bombom ou do chocolate, deve-se temperar o chocolate primeiro (se for puro! Se for hidrogenado ou fracionado é só derreter na temperatura indicada na embalagem). Para temperá-lo vc deve derreter até a temperatura recomendada em banho maria - sem deixar o vapor entrar em contato com o chocolate - aqueça a água e quando estiver na temperatura adequada desligue o fogo e ponha o vasilhame com o chocolate bem picadinho sobre a água. Misture para derreter por igual e não queimar o chocolate. Depois do derretimento vem a temperagem!
Para temperar leve o chocolate derretido para uma mesa de mármore e espalhe e remexa até a temperatura cair (deve ficar frio ao tocar nos lábios). Se vc não tiver uma mesa de mármore ou granito, pode por pequenas porções de chocolate picado no chocolate derretido, e mexer bem até cair a temperatura.

Feito isso, espalhe sobre os moldes com picel ou colher, vire as formas e deixe escorrer o execesso. Faça isso quantas vezes forem necessárias para formar as casquinha!
Deixe esfriar e endurecer em temperatura ambiente, ou na parte mais baixa da geladeira.

Se for bombom, recheie com o que achar melhor, pode ser brigadeiro, docinho de coco, doce de leite, etc. Depois cubra com o chocolate de ixe secar antes de desenformar. Se for o ovo, é só juntar as metades depois de secas e desenformadas e embalar bem bonito!

Segue a foto de uma das minhas lambanças com bombons!






Aqui em casa, por conta da dieta teremos muffins de cenoura! :) Só pra lembrar do coelhinho!

Kisses!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Eu uso George Foreman Grill!

De volta então! Depois de semanas sem escrever. A casa nova começa a tomar forma de casa - demorou viu!
Nesse meio tempo a cozinha recebeu a novidade de uma dieta (Séria!), com acompanhamento médico ( e remédios! :( odeio remédios!).
Mas pelo lado bom da coisa, pude enfim estreiar e amar o presente de casamento que minha amiga e orientadora Lena nos deu!
O George foreman Grill é exatamente o que diz ser... com os devidos cuidados e atenção vc tem alimentos mais saudáveis e até divertidos - vide o fao do marido ter ido pra cozinha fazer uso do objeto.
Desde então já foram salsichas, linguiças (antes da dieta) e frango, cebolas, bifes e hamburgueres...

Segue abaixo o hamburgão do almoço de hj!


Hamburgão para Grill

500g de músculo (ou outra carne magra) moído
1/2 cebola picada bem pequenina e fininha
1 ovo
sal, molho inglês e pimenta do reino à gosto

Misture a carne com a cebola;
depois misture os temperos;
e por último o ovo (lembre-se de tirar a pelinha que cobre a gema, ela dá um cheirinho desagradável).
Misture tudo muito bem e modele hamburgões (essa receita dá 4 a 5 unidades);
Leve ao frezzer para ficarem mais durinhos (se for congelar para usar em outro momento, tire os benditos do frezzer e descongele na geladeira por 2h);
Na hora que quizer come-los, aqueça o grill por 5 minutos e quando a luz piloto apagar ponha os hamburgões lá. Leva uns 5 a 10 minutos dependendo do ponto que vc goste!
Servimos com uma saladinha evrde de hortelã, alface, e pimentão!
Nham! Nham!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Aff! Muito tempo sem postar!
Uns dias em Niterói, visitas e mais visitas!
Depois, uns dias de trabalho em Campos e, agora sim, em casa para a nova mudança.
A casa ficou pronta ontem (dia 12) e estou no aguardo das chaves pra começar a bagunça...
Por isso, estou e vou ficar por uns dias ainda, longe do micro. :(
Os primeiros dias de trabalho em Campos não foram nada agradáveis! Muita política, briga e confusão no início do período letivo. Só espero que os alunos são percebam tudo isso na próxima segunda...
Ainda em tempo, ando meio pessimista em relação as pessoas... Nossa, quanta ganância e interesse, chega a ser doentio. Que todo mundo tem um quê de olhar pro próprio umbigo eu entendo... mas daí a prejudicar exaustivamente o próximo valha me Deus! O Mundo dá voltas! E a soberba e arrogância de hj pode ser a pedra que te ajuda a se afogar amanhã!

Fui!

Ps. Minha estadia em Campos, apesar do trabalho estressante, me dá a alegria de ficar perto dos amigos (Bê, Xande, Newton, Paulo, etc e talz) um pouco mais! :)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ops! Foi inevitável! Encontrei esse carinho num blog alheio e fui correndo copiar e trazer pra cá! O original é do Garotas que dizem Ni

Com muito gosto eu me enquadro perfeitamente nele! rsrsrs!


Eu gosto de gente que canta alto sem perceber quando está com fones de ouvido. E na rua. Eu gosto de gente que sorri para grávidas. Eu gosto de gente que derruba coisas. Eu gosto de gente que ri das minhas piadas.
Eu gosto de gente que gosta de cozinhar. Eu gosto de gente que para no meio da rua para cheirar uma flor que se debruçou sobre algum muro. Eu gosto de gente que dá uma ajeitadinha no cabelo no espelho do elevador ou no reflexo dos vidros dos carros parados – e disfarça.
Eu gosto de gente que tem teorias. Pode ser sobre qualquer coisa, não faço muita questão. Eu gosto de gente que usa gírias ou expressões totalmente deslocadas (eu disse des-lo-ca-das, e não des-co-la-das), como “não me arrelia!”, “seu paspalho”, “grande maroto” e “pouco ortodoxo”.
Eu gosto de gente com senso de humor suficiente para ver um conhecido na estação de metrô e, em vez de gritar “ô, fulano!”, correr para alcançar silenciosamente o amigo e andar a seu lado quietinho até o coitado tomar um susto, do tipo “oh, é você!”.
Eu gosto de gente que conta histórias nas quais elas *não* se dão bem no final. Eu gosto de gente que cita “Seinfeld” e “A Praça é Nossa” na mesma conversa. Eu gosto de gente que toma ecstasy por engano, pensando que é aspirina, e dança a noite inteira sem saber porque está tão animada.
Eu gosto de gente que anda olhando para trás e acaba batendo no vidro. De gente que fala cantado. De gente que diz o que a gente não espera. De gente que ouve músicas muito diferentes umas das outras. De gente que usa camisa dos Beatles. De gente com sotaque, de qualquer lugar.
Eu gosto de gente que observa em silêncio e ri alto. Eu gosto de gente que olha para o céu quando passa um avião. Eu gosto de gente que se maravilha. Eu gosto de gente que anda na rua cantando. Eu gosto de gente que faz comida para mim. Eu gosto de gente que aninha bebês. Eu gosto de gente que escreve em mais de uma língua na mesma frase, misturando os termos. Eu gosto de gente que toma café.
Eu gosto de gente que se esquece, se lembra e ri sozinha, tudo isso em silêncio, no trem.
Eu gosto de gente.

Se vc tb gosta de gente assim...deixe seu recado pra mim!

Bejotas!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Do "míi" ao casamento!

Ah sim! Melhor agora! Acho que agora posso escrever com calma ...

A semana anterior foi um bocado corrida. Casamento do amigo Newton com a Vivi, fomos padrinhos e a madrinha doida aqui resolveu fazer um doces para complementar a mesa. Ufa! Foram cerca de 400 doces entre bombons, muffins e chocolates mil...

Antes de postar fotitas disso, vou é postar a receita do creme de milho e da papa de milho que rolou semana retrasada... Morar no interior tem suas grandes vantagens e entre elas está a de consumir alimentos orgânicos e frescos.

O "míi" daqui é muito bom, e é sério, é assim que se fala, ok? Paia de míi, papa de míi, creme de míi não é comum das pessoas fazerem por aqui, e claro Míi cozido de manhã, bem quentinho e com uma manteiguinha a derreter por cima! Uia!

Lá vamos nós:

Creme de milho

Ingredientes:
2 xícaras de chá de milho (eu cozi 4 milhos medianos e debulhei com ajuda de uma faca)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite (temperatura ambiente)
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena ralada
Sal
Noz-moscada ou pimenta do reino a gosto

Como se faz:
Aqueça metade da manteiga e disponha a cebola até ela ficar transparente. Reserve.
Aqueça a outra metade da manteiga, peneire a farinha sobre ela e "frite" até que incorpore, jogue aos poucos o leite e mexa bem com cuidado para não empelotar, cozinhe em fogo brando até que engrosse. Tempere com sal e noz-moscada. Bata no liquidificador o milho com o mínimo de leite necessário, passe por uma peneira (eu prefiro assim, tem gente que gosta dele com o bagacinho que se forma) Misture o milho batido com o creme, e a cebola já dourada, leve ao fogo para aquecer e encorpar.

Obs: Claro, dá pra fazer de N maneiras diferentes o creme. Outra maneira tb é bater o milho com o leite e jogar sobre a cebola dourada na panela, e deixar cozer até engrossar. Minha mãe diz que corre-se o risco dele talhar e pra que isso não ocorra, usa-se água em vez do leite para cozer o creme e ao final põe o leite com os temperos (mas daí eu tb posso usar creme de leite, misturando após o cozimento do creme e com o fogo já desligado) - enfim! Vira uma papa molinha e salgada! Rsrsrsrs

Dá pra servir o creme com frango (fica dilícia com um franguinho assado ou grelhado!), eu gosto mesmo é de comer só o creme com uns pedacinhos de queijo - cai bem o minas daqui da terrinha.

Quanto a papa doce, não tem erro!

Papa de milho:

Ingredientes:
Quantas espigas lhe der na telha
Açúcar a gosto
Água
Leite
Canela em pó

Como se faz:
Rale as espigas de milho (tanto minha Mãe como a dona Zuma - mineira autêntica) pegam o "ralado" e ainda batem no liquidificador com um tico de água . Leve ao fogo com água o suficiente para cozer (é bem no olho mesmo) quando começar a engrossar já estará pronto para acrescentar o leite, aquantidade vai variar com a textura que vc quizer da papa. Quanto mais leite no cozimento mais molinho e cremoso. Se vc quizer que fique durinhgo ao esfriar ponha menos leite. É nesse momento tb que vc deve por o açúcar, com cuidado para não adoçar demais para não ficar enjoativo. Dê o ponto de cozimento que preferir - lembrando que ele ficará mais firme ao esfriar. Disponha numa travessa ou em porções individuais. Pra finalizar, canela em pó a gosto por cima.
Há quem coma quentinho (perfeito!) e há quem goste geladinho. O fato é que um trem bão sô!

Kisses e depois posto as fotos da lambança de chocolate!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Yes! Eu não sei o pq!

É! Não sei pq ando mais para comer do que cozinhar e tb mais para dormir... esse, é um dos motivos da falta de atualização do blog! Mas e daí!??? Eu me pergunto... será que vai chover??? (Parafraseando Herbert Viana) Deixa quieto!
Essa semana fiz creme de milho (míi, por aqui!), salmão (ai! ai!), tb rolou yakisoba e barrinhas de chocolate com castanhas. Isso foi pq eu tava sem vontade de cozinhar!
A Dna Zuma fez papa de milho com canela (dilícia!) A mamãe tb fez, mas eu não estava lá pra comer :(

Depois posto receitas!

Kisses!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mudança pra que te quero!

Este sábado foi de muito, muito trabalho. Fiz a terceira mudança da minha vida (só levando em conta as minhas e não as da casa de mamãe!). A gente sempre descobre que tem tralha demais, dinheiro de menos e as vezes sorte também!
Vou ficar provisoriamente num sobradinho gostoso, por 15 dias apenas! Depois disso, mais uma mudança, pra casa de baixo do sobrado, que é maior e tem quintal e já estará desocupada!!! Ufa! Tudo isso cansa!
Saldo de mudança:
Uma casa antiga pra pintar!
Dois pés de granito pra consertar!
Uma estante para recuperar!
Mais uma mudança pra fazer!
Uma crise de tendinite!
E uma canseira sem fim!

Por hj é só!

Bjs

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Vai entender a vida...


Sabe, as vezes me pego a pensar quantas coisas assustadoras nos envolve... A própria vida é assustadora. Num momento vc era aminoácido, no outro é um ser cheio de complexidade. Claro que o fato de ter um pouco mais de conhecimento científico nos faz levar em consideração um ciclo de vida que inclui a morte. Mas quando esse ciclo fica bem próximo de vc e da sua espécie parece que nada tem lógica... E aí é que se vê o quão frágil e magnífico vc é!

Esse mês duas pessoas próximas a mim perderam entes queridos. E a dor deles me dói também! Seja porque se foram quando era melhor assim ou, quando vão de forma estúpida e sem explicação. Daí, não posso esquecer, do pai do amigo Newton que repete acho que mais pra si do que para os outros, que é por isso que ele acredita no mundo espiritual, porque coisas - a princípio - sem explicação acontecem aqui!

A minha fé me permite crer nisso também! E crer que tem coisas que parecem loucas aos meus olhos, mas são sábias ao olhos de Deus. E acabo que por fim, uso o conhecimento científico apenas para amenizar a dor de uma perda, pq é melhor sentir que morrer faz parte da vida que é um ciclo perfeito, e que um dia o que se foi, nos reencontra-rá! E que o que se vai é a matéria, a alma permanece no coração de cada um.

Tchau!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O que não se faz com fome!


Vez por outra acabo com fome e sozinha em casa. O fato é, que dessa vez, em meio a organização de uma mudança grave de endereço, não se pode comprar muita coisa pra por na geladeira. Afinal, transportar alimentos perecíveis em mudança é uó! Então, usa-se o que se tem! Belo desafio pra uma preguiçosa noturna com fome!

* Ui que vontade de pedir pizza ou sanduiche pronto! :0
* Que feio tsic tsic!
*Abre a geladeira e só tem: duas batatas, uma manga, um inhame, um limão, uma porção de gelatina de limão, geléia de pimenta, geléia de damasco, ovos, leite, manteiga e salsicha de frango...

Minha mente não é lá muito criativa sob pressão. Principalmente quando já estou com MUITA fome...

Olhei pras batatas e pensei, hum, o purê que vovó faz (que saudade!) :) Vou fazer um...
Aff! As salsichas foram Ice que escolheu! Ele sente o cheio delas e fica insandecido!
Insoço né? Purê com salsicha... Mas a geléia de pimenta dedo de moça veio em meu socorro...
Huhum! Vamos lá então!


2 batatas grandes e perdidas na geladeira (se houvesse uma cenourinha, eu acrescentaria também!);
sal;
Leite o quanto baste;
manteiga;
1 dente de alho.

Cozinhei as batatas descascadas em água fervente com sal. Ao retirá-las passei pelo espremedor (mentira! Eu não tenho um espremedor de batatas :o ! Acredite se quizer! Foi na mão mesmo!);
Na panelinha derreti a manteiga e fritei o alho esmagado;
Joguei a batata espremida lá e acrescentei o leite até que chegasse a textura que gosto!
E eu gosto de purê "molinho". Gosto também de alho frito por cima!
Meus temperinhos já estavam em um mundo perdido, mas querendo, pimentinha moída é bom tb! Não gosto de gemas no purê! Mas tem gente que gosta uai!

Gosto esquisito o meu? Ah, deixa ué!

Bom, salsicha não tem preparo né! Escaldei em água fervente... até que essa carne de sei lá o que (porque frango só o cheiro né!) é gostosinha. E essa era light.

Ice tb gostou das salsichas (esse cão não vale nada.. já trocou o controle remoto da casa dos meus sogros pela salsicha uma vez!)

A geléia de pimenta, bem essa tem história! A comprei durante a "Lua de Mel" em Visconde de Mauá. Num restaurante muito fofo! O do Chef Mauro. Experimentei lá, com bolinhos de trutas. Não só ela como outra delícia que trouxe - um chutney de tomates, aff! Que Dilícia!

Bom, não dá pra descrever a dita cuja, então, ou vai-se lá e come-se (bem diga-se de passagem, foi a melhor truta que comi na cidade - truta ao creme de gorgonzola), ou tenta-se fazer em casa!

A receita abaixo veio do Edu Guedes no Hoje em dia.

GELÉIA DE PIMENTA
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de vinagre branco
- 4 colheres (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada (sem sementes)
- suco de 1 limão
- ½ pacote de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo: em uma panela, aquecer o açúcar, o vinagre e a pimenta. Assim que levantar fervura, retirar do fogo e esfriar. Acrescente o suco do limão e volte ao fogo alto por 2 minutos mexendo sem parar. Abaixe o fogo e junte a gelatina mexendo bem até encorpar. Retire do fogo e resfrie. Sirva no dia seguinte.

Já o chutney de tomates tem uma receita ótema (quer dizer, não provei ainda neh!) aqui óh: http://confrariadopatchwork.blogspot.com/2007/07/chutney-de-tomates.html

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

É o que???

- Silque?! Tah de sacanagem?
- Não, silpat é uma placa de silicone...
- Praque?
- Pra por na forma, e não grudar coisas, sabe?
- Usa papel manteiga, vai!
- Ah vai!
- Fala sério! Vai!

É mais ou menos assim que eu acho que marido vai reagir quando eu disser que não posso mais ficar sem o tal silpat pra ser feliz na cozinha! Frescura? Também acho! Mas quem disse que eu não posso ser fresca? Oras! :)
O objeto de desejo nada mais é do que o fim das "untações" de forma, e coleções de papel manteiga (que é o nome do livro da Tatu! Muito bom!).
Mas oh, custa caro pra daná! E não acho aqui por perto da terra de Ai Meu Deus! Então, resta esperar a ida a São Paulo, ou no Rio mesmo, mas com calma para procurar!
E eu confesso! Isso é só o começo da minha lista de frufrus culinários. Agora eu quero é cozinhar! :)
Pra quem nunca sonhou em ver o tal Silplat segue o link do dito cujo na Amazon, e se quizer me dar de presente ficarei MUITO feliz e saltitante!
http://www.amazon.com/Silpat-2-Inch-Nonstick-Silicone-Baking/dp/B00008T960

Bejitos!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Gororoba às pressas!

Lá vai então primeiro post de gororoba de vero!
Esta aqui foi feita às pressas pro marido que chegou tarde do trabalho, mas ainda, com fome!

Peito de frango com honney mustard reduzido no vinagre balsâmico
Arroz com lentilhas (das quais ainda não consegui me livrar, uma embalagem rende MUITO!)
Filés de peito frango (um para cada comensal da sua casa, e não se esqueça do cachorro,)
2 colheres de mostarda de Dijon
2 colheres de mel
2 colheres de vinagre balsâmico
2 xic. de arroz
1 xic. de lentilhas
Sal
2 colheres de sopa de azeite
1 Cebola
2 dentes de alho

Temperei o peito de frango com meio limão e sal. Uma pimentinha do reino ajuda viu, mas moída na hora (E lá se vem meu desgosto em não ter um moedor! Vai à mão mesmo!). Deixar marinar na geladeira enquanto se lava a lentilha e a põe para ferver com água que a cubra um cadinho, até que fique al dente (uns 20 min.). Aproveitando, lavo o arroz e ponho pra escorrer! Pois é, ainda acredito que arroz sem lavar fica cardeal, quase papa! Pode ser coincidência ou má sorte!
Voltando a vaca fria... Refogo o arroz com uma colherinha de óleo/azeite, sal e alho, ponho o dobro da quantidade de arroz em água quente no dito cujo e deixo que a chama do fogão faça o resto. Lentilha ao dente? Ok! Refoguei uma cebola (triturada, em rodelas ou picadinhas) em azeite, quando estava com uma cara e cheiro agradável de se ver joguei as lentilhas e refoguei-as! Apaguei o fogo e dexei por lá! Ah claro, acertei o sal, vishi, sempre me esqueço dele.
O filé de frango foi ao fogo na frigideira de teflon, num tico de manteiga, quando cozeu e ficou bem douradinho, retirei-o de lá e foi à vez de por uma porção de mostarda, uma porção de mel e uma porção de aceto balsâmico. Uma mexidinha rapidinha pra ficar homogênio. O vinagre balsâmico tem um cheio que dá água na boca, mas não pode aquecer em fogo muito alto nem por muito tempo, senão perde suas características, diz a lenda!
Bom, e depois foi só misturar o arroz pronto com a lentilha! O bacana são aquelas cebolas em rodelas douradinhas sobre o arroz, mas ia ficar muito calórico pra uma noite só! Então ela fica para ocasiões especiais...

Sobremesa:
Goiabada de Campos (uia! É boa viu!) com queijinho branco de Minas!
Ou ainda a versão gelatina de limão com creme de leite!
E...chamego do marido que ficou 3 dias fora!




Ps. Não sou uma artista na hora de preparar e montar o prato, e ainda tiro fotos como um pedreiro bronco! Não reparem vai!


Bejitos.