segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Gororoba às pressas!

Lá vai então primeiro post de gororoba de vero!
Esta aqui foi feita às pressas pro marido que chegou tarde do trabalho, mas ainda, com fome!

Peito de frango com honney mustard reduzido no vinagre balsâmico
Arroz com lentilhas (das quais ainda não consegui me livrar, uma embalagem rende MUITO!)
Filés de peito frango (um para cada comensal da sua casa, e não se esqueça do cachorro,)
2 colheres de mostarda de Dijon
2 colheres de mel
2 colheres de vinagre balsâmico
2 xic. de arroz
1 xic. de lentilhas
Sal
2 colheres de sopa de azeite
1 Cebola
2 dentes de alho

Temperei o peito de frango com meio limão e sal. Uma pimentinha do reino ajuda viu, mas moída na hora (E lá se vem meu desgosto em não ter um moedor! Vai à mão mesmo!). Deixar marinar na geladeira enquanto se lava a lentilha e a põe para ferver com água que a cubra um cadinho, até que fique al dente (uns 20 min.). Aproveitando, lavo o arroz e ponho pra escorrer! Pois é, ainda acredito que arroz sem lavar fica cardeal, quase papa! Pode ser coincidência ou má sorte!
Voltando a vaca fria... Refogo o arroz com uma colherinha de óleo/azeite, sal e alho, ponho o dobro da quantidade de arroz em água quente no dito cujo e deixo que a chama do fogão faça o resto. Lentilha ao dente? Ok! Refoguei uma cebola (triturada, em rodelas ou picadinhas) em azeite, quando estava com uma cara e cheiro agradável de se ver joguei as lentilhas e refoguei-as! Apaguei o fogo e dexei por lá! Ah claro, acertei o sal, vishi, sempre me esqueço dele.
O filé de frango foi ao fogo na frigideira de teflon, num tico de manteiga, quando cozeu e ficou bem douradinho, retirei-o de lá e foi à vez de por uma porção de mostarda, uma porção de mel e uma porção de aceto balsâmico. Uma mexidinha rapidinha pra ficar homogênio. O vinagre balsâmico tem um cheio que dá água na boca, mas não pode aquecer em fogo muito alto nem por muito tempo, senão perde suas características, diz a lenda!
Bom, e depois foi só misturar o arroz pronto com a lentilha! O bacana são aquelas cebolas em rodelas douradinhas sobre o arroz, mas ia ficar muito calórico pra uma noite só! Então ela fica para ocasiões especiais...

Sobremesa:
Goiabada de Campos (uia! É boa viu!) com queijinho branco de Minas!
Ou ainda a versão gelatina de limão com creme de leite!
E...chamego do marido que ficou 3 dias fora!




Ps. Não sou uma artista na hora de preparar e montar o prato, e ainda tiro fotos como um pedreiro bronco! Não reparem vai!


Bejitos.

Nenhum comentário: