Ah sim! Melhor agora! Acho que agora posso escrever com calma ...
A semana anterior foi um bocado corrida. Casamento do amigo Newton com a Vivi, fomos padrinhos e a madrinha doida aqui resolveu fazer um doces para complementar a mesa. Ufa! Foram cerca de 400 doces entre bombons, muffins e chocolates mil...
Antes de postar fotitas disso, vou é postar a receita do creme de milho e da papa de milho que rolou semana retrasada... Morar no interior tem suas grandes vantagens e entre elas está a de consumir alimentos orgânicos e frescos.
O "míi" daqui é muito bom, e é sério, é assim que se fala, ok? Paia de míi, papa de míi, creme de míi não é comum das pessoas fazerem por aqui, e claro Míi cozido de manhã, bem quentinho e com uma manteiguinha a derreter por cima! Uia!
Lá vamos nós:
Creme de milho
Ingredientes:
2 xícaras de chá de milho (eu cozi 4 milhos medianos e debulhei com ajuda de uma faca)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite (temperatura ambiente)
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena ralada
Sal
Noz-moscada ou pimenta do reino a gosto
Como se faz:
Aqueça metade da manteiga e disponha a cebola até ela ficar transparente. Reserve.
Aqueça a outra metade da manteiga, peneire a farinha sobre ela e "frite" até que incorpore, jogue aos poucos o leite e mexa bem com cuidado para não empelotar, cozinhe em fogo brando até que engrosse. Tempere com sal e noz-moscada. Bata no liquidificador o milho com o mínimo de leite necessário, passe por uma peneira (eu prefiro assim, tem gente que gosta dele com o bagacinho que se forma) Misture o milho batido com o creme, e a cebola já dourada, leve ao fogo para aquecer e encorpar.
Obs: Claro, dá pra fazer de N maneiras diferentes o creme. Outra maneira tb é bater o milho com o leite e jogar sobre a cebola dourada na panela, e deixar cozer até engrossar. Minha mãe diz que corre-se o risco dele talhar e pra que isso não ocorra, usa-se água em vez do leite para cozer o creme e ao final põe o leite com os temperos (mas daí eu tb posso usar creme de leite, misturando após o cozimento do creme e com o fogo já desligado) - enfim! Vira uma papa molinha e salgada! Rsrsrsrs
Dá pra servir o creme com frango (fica dilícia com um franguinho assado ou grelhado!), eu gosto mesmo é de comer só o creme com uns pedacinhos de queijo - cai bem o minas daqui da terrinha.
Quanto a papa doce, não tem erro!
Papa de milho:
Ingredientes:
Quantas espigas lhe der na telha
Açúcar a gosto
Água
Leite
Canela em pó
Como se faz:
Rale as espigas de milho (tanto minha Mãe como a dona Zuma - mineira autêntica) pegam o "ralado" e ainda batem no liquidificador com um tico de água . Leve ao fogo com água o suficiente para cozer (é bem no olho mesmo) quando começar a engrossar já estará pronto para acrescentar o leite, aquantidade vai variar com a textura que vc quizer da papa. Quanto mais leite no cozimento mais molinho e cremoso. Se vc quizer que fique durinhgo ao esfriar ponha menos leite. É nesse momento tb que vc deve por o açúcar, com cuidado para não adoçar demais para não ficar enjoativo. Dê o ponto de cozimento que preferir - lembrando que ele ficará mais firme ao esfriar. Disponha numa travessa ou em porções individuais. Pra finalizar, canela em pó a gosto por cima.
Há quem coma quentinho (perfeito!) e há quem goste geladinho. O fato é que um trem bão sô!
Kisses e depois posto as fotos da lambança de chocolate!
2 comentários:
Gosto mais de espiga de mii, tem aí?
Mas é claro que tem irmã!!!!!!!! :)
Qué que leve procê????
Beijocas
Postar um comentário