quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O que não se faz com fome!


Vez por outra acabo com fome e sozinha em casa. O fato é, que dessa vez, em meio a organização de uma mudança grave de endereço, não se pode comprar muita coisa pra por na geladeira. Afinal, transportar alimentos perecíveis em mudança é uó! Então, usa-se o que se tem! Belo desafio pra uma preguiçosa noturna com fome!

* Ui que vontade de pedir pizza ou sanduiche pronto! :0
* Que feio tsic tsic!
*Abre a geladeira e só tem: duas batatas, uma manga, um inhame, um limão, uma porção de gelatina de limão, geléia de pimenta, geléia de damasco, ovos, leite, manteiga e salsicha de frango...

Minha mente não é lá muito criativa sob pressão. Principalmente quando já estou com MUITA fome...

Olhei pras batatas e pensei, hum, o purê que vovó faz (que saudade!) :) Vou fazer um...
Aff! As salsichas foram Ice que escolheu! Ele sente o cheio delas e fica insandecido!
Insoço né? Purê com salsicha... Mas a geléia de pimenta dedo de moça veio em meu socorro...
Huhum! Vamos lá então!


2 batatas grandes e perdidas na geladeira (se houvesse uma cenourinha, eu acrescentaria também!);
sal;
Leite o quanto baste;
manteiga;
1 dente de alho.

Cozinhei as batatas descascadas em água fervente com sal. Ao retirá-las passei pelo espremedor (mentira! Eu não tenho um espremedor de batatas :o ! Acredite se quizer! Foi na mão mesmo!);
Na panelinha derreti a manteiga e fritei o alho esmagado;
Joguei a batata espremida lá e acrescentei o leite até que chegasse a textura que gosto!
E eu gosto de purê "molinho". Gosto também de alho frito por cima!
Meus temperinhos já estavam em um mundo perdido, mas querendo, pimentinha moída é bom tb! Não gosto de gemas no purê! Mas tem gente que gosta uai!

Gosto esquisito o meu? Ah, deixa ué!

Bom, salsicha não tem preparo né! Escaldei em água fervente... até que essa carne de sei lá o que (porque frango só o cheiro né!) é gostosinha. E essa era light.

Ice tb gostou das salsichas (esse cão não vale nada.. já trocou o controle remoto da casa dos meus sogros pela salsicha uma vez!)

A geléia de pimenta, bem essa tem história! A comprei durante a "Lua de Mel" em Visconde de Mauá. Num restaurante muito fofo! O do Chef Mauro. Experimentei lá, com bolinhos de trutas. Não só ela como outra delícia que trouxe - um chutney de tomates, aff! Que Dilícia!

Bom, não dá pra descrever a dita cuja, então, ou vai-se lá e come-se (bem diga-se de passagem, foi a melhor truta que comi na cidade - truta ao creme de gorgonzola), ou tenta-se fazer em casa!

A receita abaixo veio do Edu Guedes no Hoje em dia.

GELÉIA DE PIMENTA
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de vinagre branco
- 4 colheres (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada (sem sementes)
- suco de 1 limão
- ½ pacote de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo: em uma panela, aquecer o açúcar, o vinagre e a pimenta. Assim que levantar fervura, retirar do fogo e esfriar. Acrescente o suco do limão e volte ao fogo alto por 2 minutos mexendo sem parar. Abaixe o fogo e junte a gelatina mexendo bem até encorpar. Retire do fogo e resfrie. Sirva no dia seguinte.

Já o chutney de tomates tem uma receita ótema (quer dizer, não provei ainda neh!) aqui óh: http://confrariadopatchwork.blogspot.com/2007/07/chutney-de-tomates.html

Um comentário:

Carol disse...

Isso não vira o estomago não?! heeuheuheuhe
Na hora do aperto sai cada coisa!!!