quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Compulsão Literária


Sério!


Talvez nem tanto quanto eu imagine, já que eu não me vejo por fora. E se eu me visse, não me julgaria.


Mas as vezes, acho que tenho sim uma compulsão por livros. O que me leva a pensar assim não é a quantidade de livros que compro, mas a quantidade de vezes que os leio.

Confesso que por vezes paquero um livro na estante da livraria por meses... anos até. E aí, quando realmente o compro, leio um número incalculável de vezes como se fosse uma vez para cada tempo que fiquei esperando por ele.


Não há critérios. São romances, aventuras, ficções ou fatos, gastronomia, auto-ajuda, religião, uma loucura.

Quando encontro uma série que me agarre pelos olhos, passo mais tempo ainda no mundo imaginário criado por meus neurônios do que aqui na "Terra".


Me causa uma irritação profunda não terminar um livro. Posso passar uma madrugada inteira com os olhos bem abertos nele se eu considerar a hipótese de não poder termina-lo (Foi o caso do caçador de pipas. Estava na casa da Bê e do Xande, o livro é do Xande, se eu não terminasse ali ficaria dias até que eu pudesse tê-lo novamente e concluí-lo! É por isso também, que considero a compulsão!)


Quando li o primeiro Harry Potter (na caso do meu pai, o livro que alguém emprestara a minha irmã), foi um suplício. Arfo só de lembrar que não o terminei antes de ir embora e me cocei por dias até comprar o meu, só meu! Na verdade me coço mais ainda quando lembro de ter de esperar por todos os 7 livros.


Com os da Sthephenie Meyer, fui mais controlada. Esperei até que eu pudesse ter tempo de lê-los seguidamente. Todos os 4 de uma só vez. Bufff! Duraram 3 dias. : ( E mais uma vez a compulsão me atacou, já os reli 2 vezes.


Não tenho tanto "vínculo" com os livros já lidos e relidos. Alguns sim, mas a maioria não. Empresto de bom grado, mesmo que signifique não vê-lo nunca mais.


Teho uma lista um tanto quanto razoável de livros em "espera", de filmes em "espera" e de sonhos em "espera". Mas não espero que alcance a todos.


Bom, esse post inaugura um novo marcador no blog, o de livros. Os que já li, e os que quero ler. Que assim seja.


Bjs.

Um comentário:

Bê disse...

Livro é sempre bom, Maiga!!!
Eu queria ler mais... Mas fico hipnotizada pela tal da internet...rsrs
Beijos.