sábado, 27 de dezembro de 2008

Ainda debaixo de chuva!


Passado o Natal vem o reveillon e todas as promessas de ano novo que raramente conseguimos cumprir. Neste novo ano, prometo tentar atualizar mais vezes o blog, rsrs!


Por hora é só. Feliz 2009 a todos e muitas felicidades!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pré Natal com dias tristes.

Oi Pessoas! Aqui na Terra de "Ai meu Deus!" as coisas não estão boas. Nosso pré natal, está indo por água abaixo. A cidade tem centenas de pessoas desalojadas. Diz, o povo, que as cheias são comuns por aqui, mas que esse ano promete. Comparam a enchente dessa madrugada à de 1997, onde cerca de 2/3 da área urbana da cidade ficou em maus lençóis.
Aqui em casa está tudo seco e limpo, mas meus vizinhos não! E isso me dói demais. Resta pedir a Deus que as águas baixem e que a chuva se acalme, pra quem sabe termos um Natal de paz.

Ps. Não há meios de se sair do município, logo, estou ilhada até que água baixe.

:(


Essa é a minha rua. Minha casa fica a cerca de 50m daqui.


Esse é o centro da cidade. A Avenida por onde chegamos ou saímos.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Biscoitos de Natal

Essa receita é do site do globo rural e tem origem nas famílias descendentes de Italianos da Serra Gaúcha. Essa fotinha aí de cima tem inspiração no meu labradoido. Tão fofo como esse!

Ingredientes
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres de banha
2 colheres de manteiga
30g de sal amoníaco
1 pitada de sal
Essência de baunilha
Farinha de trigo - até dar o ponto

Preparo

Misture bem todos os ingredientes. Um detalhe: o sal amoníaco deve ser antes dissolvido no suco de laranja. Depois, junte a farinha até que a massa fique firme e desgrude da bacia. Com a ajuda de um copo faça os biscoitos. Para enfeitar, pegue mais um ovo, bata a clara e pincele um dos lados dos biscoitos. Depois, polvilhe confeitos de açúcar. Leve ao forno por 20 minutos e estão prontos os biscoitos do Natal.

Feliz Natal pra todos!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Natal 1.0

Ele é inevitável! Todos os anos ele chega! Para alguns é uma data muito especial e feliz. Para outros é nostálgica e até triste. Levando em conta o verdadeiro sentido do Natal, é uma data que, para mim, é de reflexão. Se bem que, esse momento deve se repetir em todos os dias do ano. O de pensar o propósito de tudo. E se vc for religioso como eu sabe que é bem mais do que pensar na vida. É pensar que alguém um dia morreu por mim e vc. Que esse alguém teve um amor maior que o que podemos querer imaginar. E só o que peço a Deus é que eu tenha ao menos um pouquinho desse amor no coração pra seguir em frente.

Torta ou tateletes de limão.

Ainda do curso do senac, essa receita é bem delongada mas vale a pena, afinal o visual é lindo!
Começa-se com a massa da torta que no curso foi a massa sablée. Uma mousse de limão para recheio e por fim um merengue honesto.
A foto é da Geisa que participou do curso comigo e a receita foi orienatada pela Marina Cianella (a professora do curso)



A massa:

Ingredinetes:
125g de açúcar
250g de trigo
125g de manteiga sem sal (gelada)
1 ovo
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Peneire o trigo na superfície de trabalho (mesa ou tigela grande), corte a manteiga em pedacinho e trabalhe ela com o trigo nas pontas dos dedos até que tudo fique arenoso e não exista mais pedaços de manteiga.
Faça um buraco no centro da mistura e quebre um ovo sobre ele, acrescnte o açúcar e a baunilha.
Misture com as mãos, mas não muito.
Amasse a massa sob a palma das mãos empurrando-a para ela ficar bem homogênea. Forme uma bola com ela e leve a geladeira, embrulhada em PVC, por cerca de 1hora.
Abra a massa com um rolo e forre a forma (ou forminhas).
Asse a massa por uns 5 minutinhos no forno baixo. Antes fure a massa com um gafo várias vezes e leve a massa com um peso ao forno, como feijões para que ela não faça um barrigão no meio.

Ps. Se vc tem as mãos quentes como eu, mergulhe suas mãos na água com gelo por uns instante e trabalhe a massa. Sempre que reaquecer, mergulhe e seque as mãos.

Recheio de limão:
2 latas de leite cndensado
1/2 lata de suco de limão (coado)
Misture bem ou bata no liquidificador e depeje na massa.

Merengue Honesto!
3 claras de ovo
70g de açúcar
raspas de um limão

Numa panelinha leve ao fogo mais baixo possível (até 40° no máximo) a clara de ovo com o açúcar. Com a mão (porque daí vc sente a temperatura) dissolva o açúcar na clara. Não deixe em hipótese alguma a clara cozinhar e ficar branquinha, por isso que usar a mão é legal, vc controla a temperatura da mistura. Vá batendo de leve com a mão e dissolvendo o açúcar.
Feito isso, leve a mistura para a batedeira, bata até ficar em ponto de suspiro.
Ponha o suspiro numa manga de confeitar com o bico que vc quizer e decore a torta. Ou espanhe uniformemente. Para finalizar, se vc tiver um maçarico culinário, doure o merengue e jogue as raspas de limão. Ele vai ficar com a cara desse aí da foto.

Fui!